Defesa Administrativa de Débitos de IPVA

Solicitar

O que é?

Serviço destinado aos casos em que o contribuinte deseja contestar a cobrança de valores de IPVA sobre determinado veículo.

Para IPVAs relativos ao ano 2015 e anteriores, clique aqui.


Forma de Solicitação


Pessoas Jurídicas (inscritas e não inscritas na Receita Estadual)

Acesse o serviço no Portal e-CAC, em “Meus Serviços":

  • Menu: Veículos (ICMS e IPVA);
  • Serviço: Defesa Administrativa de Débitos de IPVA.


Pessoas Físicas

Acesse o serviço no Portal Pessoa Física - PPF em "Serviços Disponíveis":

  • Menu: Veículos - Outros Serviços
  • Serviço: Defesa Administrativa de Débitos de IPVA.


Após a análise dos documentos enviados, a Receita Estadual informará sobre o status do protocolo eletrônico no respectivo Portal (e-CAC ou PPF), acessível pelo menu “Acompanhamento de Protocolo Eletrônico”.

Observação: O MEI deverá utilizar o menu de não inscrito para certificado e-CNPJ e o menu de pessoa física em caso de e-CPF.

ORIENTAÇÕES PARA DESPACHANTES


Documentos Necessários

  1. Solicitação de IPVA indevido: Solicitação escrita explicando o motivo pela qual entende que o IPVA é indevido
  2. Documentação de comprovação de IPVA indevido: Documentos que comprovem que o IPVA não é devido
  3. Comprovante da capacidade de representação (se Pessoa Jurídica) e/ou procuração, conforme orientações no protocolo eletrônico - saiba mais aqui.
  4. Comprovação de Representação (caso se aplique). Caso seja despachante incluir a GRT (Guia de Responsabilidade Técnica) devidamente assinada dando poderes de representação ao despachante;
  5. Documento de Identificação do Representado (somente em caso de pessoa física) - Cópia do documento do representado contendo sua assinatura. Necessário em caso de encaminhamento por representante legal.


Obs.: Os documentos devem ser anexados no Protocolo Eletrônico nos locais e formatos indicados dentro do próprio serviço.

Prazo

Até 15 (quinze) dias úteis.



Este é um serviço: RECEITA ESTADUAL. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.